22/07/08

Depois das trombas o sorriso

Ele veio de madrugada e eu fiquei tão mas tão aliviada...energética..sem neura.... de quem falo? do senhor período que me andava a atrofiar as hormonas e a enfurecer aqui a linda.... E A VIDA É ASSIM, UNS DIAS BONS OUTROS ASSIM-ASSIM, OUTROS OPTIMOS, OUTROS PÉSSIMOS. Sem monotonias é a minha LIFE. Tenho descoberto muita coisa sobre mim e sobre os outros e que afinal faço falta, que sentem falta e isso é bom, mesmo que não mude a ordem natural das coisas, mas massaja o ego, sentir que afinal não somos os únicos que "sofremos" desse tipo de maleitas. COISAS BOAS? A melhor de todas, a minha sobrinha :=)
Ontem ela reagiu ao que eu disse - pelo menos senti que sim - parou de chorar, fez beicinho e deu-me a mão...fiquei toda babada e emocionada...ela é um doce de menina e cada dia que passa está mais linda. É muito parecida com a mãe, mas acho que vai herdar as pestanas da mimi titi, ou seja, as minhas ditas e famosas :), a nível de personalidade que seja o que quiser, vou aceitar e amá-la na mesma, pelo menos vou-me esforçar e espero que ela faça o mesmo....Há sempre hipótese de porrada, não é?

21/07/08

Sinal de que algo está mal

A maioria das mulheres sofre significativas oscilações humor graças ao fantástico TPM (transtorno pré-menstrual). O meu varia e há meses que nem me apercebo da sua existência, aliás não me dava conta até... este fim de semana! Senti um calor anormal nas entranhas que simplesmente me deixavam numa ansiedade brutal e neura nunca registadas. Tentei acalmar e distrair-me vendo o filme "A marcha dos pinguins", mas foi o descalabro total e a revelação de que não estava mesmo nada bem emocionalmente. Perante a morte de um pinguin por uma orca desatei num pranto, minutos mais tarde novo dilúvio com a morte de uma cria e o desespero de uma mãe pinguin que rouba o filho de uma outra para minimizar a sua dor. Fui espairecer até a uma esplanada e observar o entardecer à beira-rio, mas dezenas de pessoas pensaram igual, como tal a paz e o silêncio contemplador que buscava ficou aquém das expectativas e acabei por beber um café velozmente pois o barulho e a conversa agitada me estavam a dar cabo dos nervos...
Para terminar em grande, decidi deitar-me cedinho, mas era uma e tal da manhã estava acordadíssima com uma neura e ansiedade nunca sentida antes, com pensamentos estúpidos até às 4h e tal, pelo menos a última vez que olhei para o relógio era o que ele me revelava. Rebolei pela cama e devo ter contado milhares de ovelhinhas e outros animais doceis que tal, mas tudo em vão. Quando a passarada com o raiar do dia começou a chilrear em força e os meus olhos a pesarem de tanto sono. Adormeci e acordei com uma dor de cabeça demolidora e a temer pelo meu dia longo de trabalho que deverá terminar pelas 20h30.
Que venha o excelentíssimo período e que esta semana passe rápido...preciso de férias, sol, pachorrice, mimar-me e ter paz, encontrá-la, isto anda tudo num alvoroço...Hormonas acalmem-se por favor!

16/07/08

Amigos para a "ramboia" e afins

Não tenho bem a certeza se é assim que se escreve a palavra, mas "ramboia", isto é, diversão no seu sentido mais puro é o grande objectivo de qualquer especimen no Verão. Já tinha ouvido a palavra, mas hoje vi-a escrita e fiquei intrigada se era assim que se escrevia. Decidi dedicar-lhe um texto. Sim, à ramboia e a todos os doidos que gostam dela.
Ficar na pachorrice no sofá e de comando na mão vendo televisão é tarefa que só nos dias cinzentos deve ser feito, pois com chuvada e temporal só dá vontade estar abrigado algures que pouco varia do "em casa", em "casa dos outros" e " num shoping"...
Hje uma amiga minha disse-me que agora só queria amigos para a ramboia, não queria estar com pessoas com baixo astral e problemas existenciais, pareceu-me lógico, mas também desumano... Até porque é a segunda ou terceira pessoa que me confessa isso. Gente interesseira no sorriso e gargalhada alheia.
E os depressivos, quem fica com eles?
Crueldade pura e desumanidade...
Não sei porquê mas este bom tempo mexe muito com os neurónios, cria a sensação ilusória de alegria e euforia. Pimba, vem uma chuvada, bye-bye boa disposição, benvinda neurose e inércia...ramboia onde estás?
Aqueles que apesar do bom tempo não conseguem evitar a tristeza.. os definitivamente triste e sizudos, qual o futuro? Alguns deles vão andar atrás dos da ramboia e será que eles querem aturá-los e fazer a sua boa acção do ano...? Não quererão eles também ramboia?Não estaremos todos à procura do mesmo e evitando falar e escamotear problemas?
Qual é o mal daqueles suplicantes seres humanos indefesos e apelidados de muitas vezes chatos e repetivos que nos contam pela vigésima sexta vez a sua perda de há cinco anos atrás. E aqueles outros que dissecam uma relação imaginária que resumiu a um ou dois cafés ou uma mera noite de sexo. E quem vai escutar as aventuras e desventuras com os colegas de trabalho que os irritam e atrofiam o cerebro... E todos aqueles que são tristes e não sabem porquê, quem fica com eles?
Formarão grupos de apoio... Ou manifestações anti-pro-ramboia? Encontros mesmo muito tristes? Hi5's depressivos...já estou a imaginar todos os tristes deste Portugal partilhando experiências com fotos dos ex e das paranoias, descrições pormenorizadas dos acontecimentos fatidicos da vida e a oportunidade de conhecer muitos outros como eles... E "Ramboios" que fazem perante isto...ramboia? Ou ficaram também deprimidos? Até porque na volta deprimidos divertem-se mais...e na volta aprendem a rir-se dos problemas... Depressivos passam a ser fixes e ramboios chungas? Hummmm, de repente fiquei confusa e exausta de tanto pensar....

14/07/08

Novo desafio para esta semana

Na semana passada tinha definido como grande desafio evitar queixar-me da vida e ter pensamentos negativos/ desmotivadores. Escusado que chumbei literalmente. Admito que é muito difícil ter um discurso positivo e optimista. Mas ainda consegui por um ou outro momento fazê-lo e com isso sentir-me bem, porém o meu esforço ficou aquém do estipulado e esta semana vou mesmo ter de ser uma rapariga positiva e energeticamente optimista. Pode ser que seja da forma que atraía coisas boas :)

11/07/08

Compras são uma diversão

As compras são magnificas para nos fazerem sentir doidas de alegria, cheias de adrenalina. Porquê? Sei lá, devem existir imensos estudos sobre, mas vou tentar arriscar dizer o que penso, considero e acho sobre o assunto...
A possibilidade de ficarmos mais bonitas e sem dúvida com menos dinheiro é estimulante. Adoro as "sonsas consumistas" que nunca compram nada e que supostamente o seu extenso guarda-roupa, recheado de coisas novas e de marcas dispendiosas é fruto de um milagre ou espécie de aparição. Coisa mais linda, é pena que no meu não aconteçam dessas coisas. Será que caso faça uma extensa lista e a coloque debaixo da minha almofada, passa a realidade? Adoro as simples pechinchas das amigas, mas que afinal são dezenas delas e se são nossas são futilidades mas nelas um autêntico sinal de pura sobrevivência. Pois o ser humano vivendo em socieda precisa de andar vestido, mas eu preciso de estar melhor vestido do que os outros, para me sentir bonita e especial. A quem chame isto futilidade, eu designo-o de vaidade, mimalhice e admito-o, sem medo de ser apontada e criticada.
Se estou triste, com o coração apertado, numa espécie de ansiedade, vou ver monstras observo o que posso ou não adquirir, imagino, idealizo, visto e revisto todos os cabides em busca de um objecto magnifico, diferente original que não passa no fundo de uma pecita que qualquer espécimen pode também comprar. Sou pobretanas, portanto frequento lojas normalíssimas. Experimento e rejeito, convencendo-me de que não preciso. Mas quando cedo, sinto-me uma deusa, ou pelo menos parece-me que a emoção deve andar muito mas muito próximo, com um sorriso de orelha a orelha. Que quero confessar com este texto, ontem fui às compras e tenho uma saia nova lindissima que me custou 10 euros, mas hoje não resisto e preciso de mais que nem vampirinha doida por sangue. Há umas argolas que ontem topei e não me saem da cabeça e com certeza há algo mais por aí...Estou triste...? Estou mesmo com vontade de mimar esta menina linda, a pessoa mais importante e especial da minha vida, eu mesmo...Voilá, outro sinal de loucura. Bendita sejam os doidos :)

10/07/08

Dia que promete ser...complicado

Hoje ficou provado que quando eu decidir optar por um caminho para não encontrar esta ou aquela pessoa ou evitar esta ou aquela situação, devo ter consciência que todo o universo congemina para que os meus receios me encontrem e que me recordem que não posso ficar com medo, que o fim terá de ser quando tiver de ser e que a vida é lixada e prega-nos partidas...
Acordei cedissimo de manhã para ir ao ginasio e tive uma aula que me partiu literalmente em pequenos pedacinhos. Na parte do relaxamento e alongamentos quase adormeci e devo ter passado pelas brasas, pois senti olhos coladitos e lá bocejei. Depois fui à costureira que anda há mais de uma semana para me fazer umas bainhas de umas calças. A culpa é minha. Tive a imbecil ideia de lhe dizer pode ser para daqui a 2 ou 3 dias não tenho pressa, já vamos em 9. Hoje quase que teve uma apoplexia, tamanho foi o susto quando me viu. "As calças ainda não estão prontas, mas íam ficar hoje, a menina só vem ao final da tarde". Resmunguei à brava, fiz cara feia e senti-me uma bruxinha má, pronta a zarpar dali para fora com a sua vassourinha. Ainda a tentei sensibilizar dizendo, agora quero saber o que visto nada me serve...E surtiu efeito, espero um bocadinho que ainda lhe consigo fazer destas calças. Mas a minha costela bruxinha, veio ao de cima novamente: "nem pensa, não quero coisa à pressa, quero que fique bem feito e pronto esta semana". Será? Querem apostar que amanhã não está pronto?
Depois decidi - inocentemente - tomar o pqueno almoço numa padaria perto de casa. O caos estava lá instalado. Com uma nova maquina registadora, toda sofisticada e digital, o dono do estabelecimento comercial estava a rever uma conta de uma cliente que sempre q era revista ái mudando de valores. A cliente cuspia rava, as empregadas todas concentradas junto aao patrão ajudando e eu ali, faminta pelo meu segundo pequeno almoço pós almoço. Esperei 15 minutos e deisti. Já eu bufava que nem touro bravo. Sim, eu hoje sofri - metaforicamente falando - supreendentes metamorfoses animalescas. Pedi uma broa de mel para ir comendo duranto caminho. Olhei para o relógio e estava em cima da hora para ir trabalhar...Mas não +e que chego à VCI e está trânsito descomunal. Enfim...liguei rádio, pus-me a ouvir musica e milagre dos milagres cheguei a horas, em cima delas, mas pontual...
Estou muito sonolenta mas espero que a rabugenta que vive dentro de mim faça uma pausa... Hoje estou sem paciência para aturar gente mesquinha, mesmo que isso me inclua a mim...sim tudo aponta para uma certa esquizofrenia. Qual é o problema, uma manhã intensa que nos faz ficar com má impressão do dia que começa com estes sinais...

08/07/08

Porque é que as opiniões estúpidas nos fazem rir

Começo o texto precisamente pela pergunta: porque é que as opiniões estúpidas nos fazem rir? Ser-se sério e ter-se ideias muito definidas não nos leva à gargalhada está quase que provado. Benditos estúpidos e estúpidas deste mundo, onde eu me encontro inevitavelmente inserida. Vou contar-vos algo hilariante, acho eu...
Este sábado assisti a uma reunião de preparação e esclarecimento para futuros padrinhos e madrinhas. Apesar de não arriscar responder às questões colocadas (porque sou uma leiga nos temas religiosos e mesmo tendo feito antecipadamente uma pesquisa na internet para ter uma dieia de alguns temas focados, não quis correr riscos e com a minha ignorância pôr em risco qualquer hipótese de ser madrinha..) havia quem fosse destemido qb para opinar sobre estes e outros assuntos. Assim, alguém ousou dizer que considerava que fossem as próprias crianças a escolherem o seu próprio nome, lá para os 3, 4 anos. A maioria concordou e sorriu...Eu desatei a rir, já imaginaram a quantidade meninos e meninas com o nome de NODI e RUCA, MIFFY existiriam. Como te chamas? Nodi Vanessa e tu Nodi Alexandre...lol, lol Enfim...Pais doidos andam à solta... E depois ainda houve mais outra opinião "castiça" que as crianças escolhessem os próprios padrinhos...Nem pensar... Acho muito bem que esta hipótese esteja condicionada. Portanto sobrinha, vou ser tua madrinha queres queiras, quer não e é assunto encerrado para todo o sempre....

01/07/08

Vou ser madrinha, já é oficial

Dia 15 de Agosto serei madrinha da menina mais bonita e querida deste mundo, a minha sobrinha... mas confessso que estou apavorada com a reunião de padrinhos que vou ter este sábado em Mondim de Basto. A minha loucura levou-me a pesquisar na net, algumas informações sobre os sacramentos, nomeadamente o baptismo...não vá a irmã Ester aperceber-se que esta menina aqui só tem frequentado a igreja para assistir a casamentos... O meu irmão deu-me algumas dicas. Manter-me calada, manter-me calada, manter-me calada...Devo fazer gestos discretos e nada de dar uma das minhas ruidosas gargalhadas...Como devem calcular vai ser muito complicado...manter-me calada.
Eu que sou famosa pela minha expressão "porque eu acho, porque eu considero..." que ilustra bem a minha dificuldade em NÃO dar a minha opinião. Infelizmente passo a via a opinar, mesmo quando estão-se borrifando para o que penso sobre um assunto...
Espero portar-me apropriamente e que seja considerada uma pessoa idônea para acompanhar a minha sobrinha neste primeiro ritual que a apresenta e integra na comunidade cristã...ora digam lá se não sei já umas coisinhas...ehehehehehe

Constatação

Para "resolver" um problema, nada melhor do que admitir que se tem um. Devemos resignarmo-nos que a solução demora o seu tempo, sim o tempo que for necessário para que desapareçam sintomas. Tudo passa nesta vida e nada volta a ser igual. Há que evitar pensar nas coisas e sempre que possível é preciso vê-las com a ligeireza devida. A felicidade é sem dúvida uma opção, mas nem sempre fácil de se conseguir.
Li recentemente numa revista que "as mulheres aos 20 divertem-se, aos 30 aprendem as lições e aos 40 pagam a factura". Ainda estou a meio do caminho...